Este livro foi idealizado e concebido para ser uma referência teórica e prática para o
pessoal que labuta nas lides da Assistência Social da Marinha do Brasil, contribuindo
para o aprimoramento dessa atividade em prol dos militares e servidores civis da Força, ativos e veteranos, seus dependentes e pensionistas, denominados fraternalmente Família Naval.
Dessa forma, esta obra buscou, a partir de uma linguagem acessível ao público em
geral, harmonizar os diversos artigos, respeitando a liberdade de expressão e a opinião de seus autores. Contendo matérias produzidas por literatos de formações diversas, foi organizada em três segmentos, a partir de temas predefinidos, que procuraram abranger a maior parte dos assuntos atinentes à atividade assistencial da Marinha.
A primeira parte traz um resgate histórico da Assistência Social da Força e da Associação Abrigo do Marinheiro.
No segundo segmento, reuniram-se artigos com temáticas vinculadas aos objetivos
estratégicos da Assistência Social da Marinha, trazendo relatos de experiências profissionais e do trabalho altruísta das Voluntárias Cisne Branco, com temas atuais e pertinentes, tais como: educação financeira, violência doméstica, combate ao estresse, prevenção à dependência química, afastamento no cumprimento de missão e transferência para a reserva.
Encerrando a obra, a terceira parte discorre sobre uma reflexão acerca da instrumentalidade do Serviço Social e seu Projeto Ético-Político Profissional, apresentando, também, o processo de gestão da Assistência Social nos dias de hoje.
Por fim, registra-se que a presente obra demandou dedicação, esforço e conhecimento técnico de diversos profissionais e teve como propósito principal fomentar o debate e a profusão de ideias, visando ao aprimoramento da Assistência Social em benefício da Família Naval.